APROVADA EM 1º VOTAÇAO NO SENADO FEDERAL OS NOVOS DIREITOS PARA DOMÉSTICAS

 O Senado Federal aprovou por unanimidade, em primeiro turno, a emenda à Constituição Federal que assegura aos domésticos os mesmos direitos trabalhistas dos demais trabalhadores.

 Basicamente os novos direitos são:

 ØJornada – não poderá ser superior a 8,0 horas diárias e 44,0 horas semanais. Para as horas extras, deverá ser pago adicional de no mínimo 50%. Esta medida entra em vigor imediatamente.

 ØFGTS – o direito ao FGTS ainda depende de regulamentação.

 ØNoturno – o trabalho noturno deverá ter remuneração superior ao trabalho diurno. Ainda precisa de regulamentação.

 ØSalário Família – para o empregado doméstico de baixa renda que tiver dependentes. Contudo, ainda precisa de regulamentação.

 ØSeguro Desemprego – para os casos de desemprego involuntário. Contudo, ainda precisa de regulamentação.

 Adicionalmente, está previsto que o contrato de trabalho deve prever horário da jornada. É de suma importância que a rotina seja formalizada por escrito, para que o empregador evite ações na Justiça e a formalização do contrato proporciona transparência, fixando a hora de início e término da jornada de trabalho.

 A nova legislação vai onerar mais os empregadores. O recolhimento do FGTS, que atualmente é facultativo, se tornará obrigatório, após regulamentação. A hora extra passa a ser remunerada com valor de pelo menos 50% superior ao normal.